Transplante de células do Sangue do Cordão Umbilical

O que é Sangue do Cordão Umbilical?
É o sangue que permanece no Cordão e na Placenta na hora do nascimento. Este contém todas as células sanguíneas, inclusive àquelas denominadas "Progenitoras", ou genericamente "Células Tronco" - provenientes do Feto. A placenta, o cordão umbilical e o sangue neles contido são normalmente descartados após o parto. A coleta do sangue do cordão umbilical possibilita, sem risco para a gestante ou o bebê, que as células tronco, sejam armazenadas para um possível benefício futuro.

Quais as razões que podem levar os pais a armazenar células tronco do sangue de cordão umbilical de seu filho?
Hoje as células do sangue de cordão umbilical já possuem aplicações reais. Elas já são utilizadas nos procedimentos de transplantes para diversas doenças(LINCAR) em substituição as células obtidas da medula óssea. Além disso alguns pais decidem armazenar o sangue de cordão umbilical de seu filho considerando os avanços que essas células representam para a Medicina Regenerativa no tratamento de doenças degenerativas como câncer, infarto, derrame cerebral (AVC),diabetes, imunopatologias, etc.

Quando o sangue de cordão umbilical deve ser coletado?
Este é um momento único e uma oportunidade única.O sangue do cordão umbilical deve ser coletado imediatamente após o nascimento do bebê.A coleta pode somente ser realizada durante os procedimentos do parto.

Como é realizado o Armazenamento das células do cordão umbilical?
O Sangue de Cordão Umbilical após ser processado é acondicionado em bolsas especiais próprias para o armazenamento em baixas temperaturas.

O que é o Transplante de medula óssea?
O Transplante de Medula Óssea popularizou-se com esta designação, e se baseia no procedimento de reconstituição da capacidade de produção das populações celulares normais do sangue utilizando células tronco que hoje, além da medula óssea, podem também ser obtidas do sangue de cordão umbilical.

Quais os resultados esperados nos Transplantes com o sangue do cordão umbilical?
A reconstituição medular com células tronco (Stem Cells) oriundas do sangue do cordão umbilical tem se mostrado tão eficiente quanto àquela realizada com células da Medula Óssea. As vantagens adicionais do cordão umbilical residem na facilidade da coleta, na disponibilidade imediata destas células já que estão congeladas não havendo necessidade de procurar um doador e na total compatibilidade imunológica no procedimento autólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução de alimentos - A primeira papinha do bebê

Desenvolvimento do Bebe